VI Convenção OPCTJ em Guimarães

Entre os dias 23 e 25 de outubro, a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ realizou a sua VI Convenção anual, em Guimarães. O Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros estão classificados como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

As convenções destinam-se ao desenvolvimento do trabalho interno e ao balanço das atividades das Comendas. A OPCTJ conta atualmente com mais de 500 membros, integrados em 21 Comendas distribuídas pelo país. Estas constituem unidades territoriais que desenvolvem trabalho autónomo e colaboram com entidades públicas, privadas e associativas das respetivas áreas geográficas.

O programa iniciou-se com um jantar de receção e convívio no restaurante Histórico by Papaboa. No final, teve lugar uma atuação do Trio de Fado Lisboa e Coimbra, composto por Miguel Silva, Miguel Silva (filho) e Francisco Ferreira. 

Na manhã seguinte, o programa prosseguiu no Hotel Guimarães, com a apresentação dos seguintes livros:
– “Dos Templários ao Neotemplarismo” | José Manuel Anes | Antropólogo, Grão-Mestre OPCTJ.
– “Para além da regionalização: A arquitetura invisível do desenvolvimento” | Agostinho da Silva | Pró-Reitor da UL.O, Comendador da C.T. Pombal.
– “Pronoia” | Diamantino Ribeiro | Economista, Prior do Centro e Norte OPCTJ.

Após o almoço, realizou-se na Igreja Conventual de S. Domingos o XXIII Capítulo Geral nacional da OPCTJ, com a participação de mais de 200 pessoas.

Seguiu-se o jantar de confraternização na Quinta do Lago, que incluiu um momento musical. Os convidados internacionais destacaram o ambiente de convívio, referindo as «vozes de alegria e risos» que marcaram o encontro.

O encontro incluiu também apresentações das Comendas sobre o trabalho desenvolvido ao longo do último ano, no âmbito das diversas linhas de ação da OPCTJ.

Depois de uma viagem de teleférico até à Penha, teve lugar um almoço com vista panorâmica, no Hotel da Penha. Seguiu-se a XIV Assembleia Geral, durante a qual os planos de atividades e o orçamento para 2027 foram aprovados por unanimidade e aclamação.

A convenção encerrou com uma viagem de comboio e a inauguração do Bosque Templário, obra da Comenda de Guimarães. Na envolvente da Mata da Penha, o espaço além da plantação de árvores, será um ponto de encontro com a natureza.

O encontro contou com a presença do Irmão Templário George MacLean GCTJ, atual Grão-Prior do Grande Priorado do Reino Unido. Com um longo percurso na organização multinacional OSMTH — Ordem Soberana Militar do Templo de Jerusalém, exerceu o cargo executivo de «Grand Commander». A OPCTJ recebeu também o Irmão Tom Melling GOTJ, Vice-Grão-Prior emérito do Grande Priorado do Reino Unido, atual Comendador da Comenda Templária Militar de Santiago Maior desse Grande Priorado e membro do Grande Priorado da NATO.

A OPCTJ agradece o apoio do Hotel Guimarães, Hotel Fundador, Irmandade da Penha, Quinta da Lagoa, Turipenha, Hotel da Penha e Transportes Pedro Ribeiro. Agradece igualmente à Comenda de Guimarães, na pessoa do seu Comendador José Vitorino, pelo apoio prestado à realização desta convenção.

Consulte os registos dos principais momentos da convenção. Vídeo disponível em breve.

 

 

Compartilhe