A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ aceitou o gentil convite da Câmara Municipal de Tomar para participar nas comemorações do “Dia de Thomar“.
A OPCTJ esteve representada pelo Grande Comendador Nascimento Costa, pelo Comendador da Comenda de São João Baptista – Tomar Marcelino Almeida e outros membros da mesma, que transportaram o estandarte.
A cidade foi fundada pelo Grão-Mestre D. Gualdim Pais, Cavaleiro Templário, a 1 de março de 1160, data do início da construção do castelo. Gualdim Pais viveu cerca de 5 anos na Terra Santa, de onde trouxe várias inovações arquitetónicas militares, como a torre de menagem e o alambor, do qual o castelo de Tomar é o melhor exemplo em Portugal.
O dia 1 de março é feriado municipal e o castelo e a charola templários integram o complexo Castelo / Convento de Cristo, UNESCO 1983.
A associação encontra-se a trabalhar com o CITCEM/FLUP na concretização do Museu Ordem dos Templários – MOT, em coordenação com o Município de Tomar. O museu constituirá um centro agregador dos territórios em que a história e património tangível e intangível se cruzam com a Ordem do Templo.
A OPCTJ agradece à Senhora Presidente da Câmara Municipal de Tomar Anabela Freitas o convite.
Veja ou reveja o vídeo do Município de Tomar aqui.