Dias Templários Mafra e Capítulo Geral

Nos dias 22 e 23 de junho, a Vila Velha de Mafra acolheu o evento “Dias Templários”, junto à Igreja templária de Santo André.

O acampamento militar templário e civil e as tabernas gastronómicas, com produtos locais, bem como os momentos de esgrima, arco e besta históricos, danças medievais, falcoaria e mostras de folclore por grupos locais, enquadraram as iniciativas culturais.

No dia 22 decorreu, no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, o lançamento da edição revista do livro “Ordens de Cavalaria, Monásticas e Iniciáticas: Três caminhos para o autoconhecimento, na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra”, uma edição OPCTJ / MOT / Comenda de Mafra, apoio Município de Mafra. De seguida, foi inaugurada a exposição “O caminho pelas Ordens”, curadoria do Professor José Medeiros, apoio Município de Mafra. Na exposição, patente até ao dia 22 de julho, o visitante encontra objetos relativos às Ordens de cavalaria, monásticas e iniciáticas, numa perspetiva cronológica. Insígnias, documentos e outros objetos, das coleções de José Medeiros e de André Paraschi, foram gentilmente cedidos para proporcionar à comunidade um conhecimento mais aprofundado sobre a temática, a nível nacional e internacional. No âmbito da exposição, encontram-se agendados vários seminários a decorrer no Palácio dos Marqueses – Mafra, às 15H00, entrada livre:

– “Templários: Da formação à extinção da Ordem (1118 – 1312)”, José Medeiros, 06 julho;
– “A propósito da Ordem da Rosa e da Fidelidade no Amor”, Virgílio Alves, 13 de julho;
– “Ordem de Cristo: Da Fundação à Atualidade”, José Medeiros, 20 julho.

No dia 23, decorreu o XVI Capítulo Geral da OPCTJ, no Torreão Sul do Edifício Real de Mafra – UNESCO. O encontro nacional contou com quase 200 pessoas, entre membros, convidados e individualidades. Durante a cerimónia, repleta de emoções, foi realizada uma homenagem ao investigador André Paraschi, pioneiro sobre a história da Ordem do Templo e da sua presença ao pelos territórios nacionais. A família esteve presente e foi recebida num momento simbólico dedicado ao investigador que foi fonte da referência nacional José Manuel Capêlo. Foi ainda atribuída a Condecoração Ordem do Valor e Mérito Templário ao Prof. José Medeiros. A insígnia distintiva é atribuída a não membros da OPCTJ, como reconhecimento pelos serviços de relevância prestados à OPCTJ e pelo contributo para a temática Templária. Seguiu-se o almoço de confraternização, no Hotel Vila Galé Ericeira, que incluiu a celebração do 80º Aniversário do Grão-Mestre da OPCTJ José Manuel Anes.

O programa encerrou com o habitual arrear da bandeira templária, junto da Igreja de Santo André. Pelas 17H30 de domingo, a comunidade e visitantes puderam assistir ao magnífico Concerto de Carrilhão por Abel Chaves, após o restauro no Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra.

A OPCTJ teve a honra de contar com o prefácio do catálogo sob autoria do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mafra Hélder Sousa Silva e com a sua presença na apresentação do livro, inauguração da exposição e Capítulo Geral. A associação agradece o apoio prestado pelo Município na realização de todos os eventos, na sua pessoa. 

Veja ou reveja os momentos de “Dias Templários – Mafra” e do XVI Capítulo Geral.  

Visitar Mafra: Município de Mafra  

Compartilhe