Em 2025, as Jornadas Europeias do Património focam-se no tema “PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO: JANELAS PARA O PASSADO. PORTAS PARA O FUTURO”.
Numa iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as Jornadas Europeias do Património (JEP) são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa, constituindo uma oportunidade de celebração do mosaico cultural europeu.
Anualmente, é lançado um tema que desafia os países participantes a adotar no seu próprio programa de atividades.
Sensibilizar os cidadãos europeus para o valor do património cultural e para a necessidade de o preservar para as gerações atuais e futuras é o grande objetivo das JEP, que pretendem ainda reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação desse património comum, cuja riqueza reside na sua diversidade.
Os membros da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, de direito privado e de base comunitária, membros esses distribuídos pela nação fundada pela Ordem religioso-militar dos Cavaleiros Templários, tem trabalhado na valorização do património edificado, entre outras ações.
A OPCTJ comemora a identidade cultural e a memória coletiva que nos une.
A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ é uma associação sem fins lucrativos, apolítica, com objetivos culturais, formativos, humanitários e de solidariedade em geral, e tem por objeto a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, a preservação das suas tradições e do seu património, incluindo a instituição, e a manutenção de acervos históricos, museus, bibliotecas e repositórios de trabalhos artísticos ou objetos de interesse histórico, a promoção e o patrocínio de atividades e de projetos que reforcem o espírito e a moral da humanidade de acordo com o primeiro grande princípio representado pelo mote Non nobis, Domine, non nobis sed nomini Tuo da gloriam [Não a nós, Senhor, não a nós, mas à glória do Teu nome], e o encorajamento e a promoção de ações de solidariedade e apoio social.
Artigos relacionados
Os castelos dos Templários em Portugal e a organização da defesa do reino no Séc. XII
DIMS – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Jornadas Europeias do Património 2025