Foto: Jornal Alvorada
No dia 12 de dezembro de 2025 decorreu, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, o lançamento do livro “Lourinhã: Do senhorio ao património histórico”.
A obra resultou da parceria entre a Câmara Municipal da Lourinhã, a OPCTJ – Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém / Museu Ordem dos Templários – MOT e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
A abertura do momento cultural contou com o Senhor Presidente da Câmara Municipal Orlando Carvalho.

Seguiu-se uma exposição pela Secretária Geral da OPCTJ Mafalda Nascimento sobre a associação e sua presença no concelho, espelhando um percurso temporal no trabalho que tem vindo a desenvolver no concelho. Por fim, o Diretor do Museu Ordem dos Templários (MOT / OPCTJ) Manuel Furtado Mendes moderou o painel dedicado à apresentação da obra e às autoras, Doutoras Paula Pinto Costa, Joana Lencart e Maria Leonor Botelho, Investigadoras da prestigiada Unidade de Investigação CITCEM / FLUP.


Entre os presentes, esteve representado o parceiro da OPCTJ, a AGEO – Associação Geoparque Oeste / Geoparque Oeste Mundial da UNESCO.

Da autoria das Doutoras Paula Pinto Costa, Joana Lencart e Maria Leonor Botelho, a publicação transporta o leitor até ao concelho da Lourinhã, com especial enfoque no castelo e na Igreja templária de Santa Maria do Castelo. Sob o rigor histórico que caracteriza o trabalho das Investigadoras, a obra encontra-se disponível em formato digital. O leitor terá acesso à versão física do livro num futuro próximo.
Adquira o livro digital em “Lourinhã: Do senhorio ao património histórico“
No dia seguinte, realizou-se o Capítulo Local da Comenda templária da Lourinhã e foi concedido um donativo à Paróquia. Estiveram presentes no Capítulo a Senhora Grã-Mestre da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã Ana Tabarra Santos e a Senhora Vereadora da Câmara Municipal da Lourinhã Liliana Delgado, também Presidente da AGEO – Associação Geoparque Oeste.
A OPCTJ agradece aos parceiros Câmara Municipal da Lourinhã e CITCEM / FLUP pela concretização desta publicação sobre o legado templário na região.



