“Caminhada com História”, “Acampamento Templário” e Mercado da Estrelinha em Tomar

Foi uma experiência imersiva Templária!

Nos dias 29 e 30 de março decorreu na mágica Mata Nacional dos Sete Montes (ou Cerca do Castelo) o “Acampamento Templário”, uma “Caminhada com História” e o Mercado da Estrelinha.

Uma organização dos parceiros Associação Thomar Honoris e Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) – através da Comenda de S. João Baptista/Tomar -, com o apoio do Município de Tomar e União de Freguesias de Tomar de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.

Durante todo o fim de semana solarengo, o acampamento civil e militar templário foi cenário para visitantes e curiosos. Os visitantes foram sendo envolvidos em experiências medievais e surpresas várias. Trajados a rigor, cavaleiros e artesãos que trabalham o couro e o ferro ou mesmo a joelharia proporcionaram aos visitantes entretenimento, aprendizagem e muita animação. Também a dança e a gastronomia medieval marcaram presença.

 

Também o Mercado da Estrelinha se enquadrou na época medieval e contribuiu para a dinamização do ambiente familiar que se gerou naturalmente. Esta mostra de artesanato, doçaria e gourmet, em que impera a criatividade e a simpatia, encantou “miúdos e graúdos”.

Os amantes da natureza, de todas as idades, puderam participar “Caminhada com História” e percorrer os caminhos da mística Mata Nacional dos Sete Montes, redescobrindo os segredos que este espaço guarda há séculos. Um passeio de cerca de 5 km, conduzido e explicado pelo Coordenador Rui Ferreira (Convento de Cristo). A caminhada contou com 75 participantes. Tendo esgotado rapidamente, outras edições serão agendadas. Fique atento!

Esta experiência de dois dias, uma narrativa histórico-cultural que enaltece o património e a marca identitária de Tomar – Cidade Templária, permitiu o envolvimento da comunidade e dos visitantes, num cenário de Idade Média e de natureza. Proporcionou-se, assim, uma partilha e uma envolvência que ficará na memória.

Agradecimento ao Coordenador Rui Ferreira, Complexo Castelo Templário – Convento de Cristo / Museus e Monumentos de Portugal / UNESCO.

Fotos: Câmara Municipal de Tomar, Thomar Honoris, Salvador Santos, Manuel Subtil.

Notícias relacionadas:
“Caminhada com História” e “Acampamento Templário” em Tomar

Compartilhe