Comemorações do Foral Templário de Castelo Branco

Nos dias 4 e 5 de outubro de 2024, a OUTREM – Associação de Defesa do Ambiente e Património, parceira da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, promoveu um evento em homenagem ao Mestre Templário Pedro Alvito, que concedeu o primeiro foral a Castelo Branco, em 1215. A iniciativa decorreu junto à Ermida de Nossa Senhora de Mércoles

Ermida de N. Sra. de Mércoles

A iniciativa resultou da cooperação entre a OUTREM, Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Castelo Branco, Diocese de Portalegre – Castelo Branco, OPCTJ e RVJ Editores.

A viagem à época medieval decorreu ao som de música dos Trotto Saltarello e na companhia do Mestre Pedro Alvito, encarnado pelo ator Marlon Fortes.

A Ceia Medieval contou com a presença dos vários parceiros, que degustaram pratos com inspiração à época, que incluiu sobremesas de origem árabe, pelo Chef Cristiano Louro. 

Mestre Templário Pedro Alvito, 809 anos após a Carta de Foral, e Organização (José Carlos Moura e José Aleixo)
RVJ Editores e OPCTJ
OUTREM

 

 

Já no domingo, foi celebrada uma missa em honra de Mestre Pedro Alvito (Diocese de Portalegre e Castelo Branco – Paróquia de S. Miguel da Sé). O programa levou ao acampamento a recriação histórica e o entretenimento, pela Outrem, Hoste de São Mamede e Espadas de Santa Maria do Castelo. Um momento alto do evento foi o Combate Apeado e o Torneio a Cavalo, a cargo dos Cavaleiros de Ribadouro (que têm realizado torneios em Portugal e no estrangeiro, tendo já ganho vários torneios internacionais). A experiência contou com um vasto público.

Relembre-se que a OPCTJ esteve presente em Castelo Branco para a sua II Convenção nacional (2022) e participação nas “Jornadas Templárias” (2024). Durante a convenção, a OPCTJ apoiou a apresentação do livro para crianças “Pedro Álvares Alvito: O Mestre Templário que fundou Castelo Branco”, realizada no castelo templário da cidade albicastrense.  

Recorde-se que Pedro Alvito, foi Mestre Templário dos 3 Reinos (Portugal, Castela e Leão) e concedeu o primeiro foral a Castelo Branco em 1215.O Mestre Templário Pedro Alvito esteve sepultado na Igreja de Santa Maria do Castelo, em Castelo Branco, e encontra-se agora junto dos Mestres Templários, no Panteão Santa Maria do Olival, em Tomar.

O evento contou com a sempre afável presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco Leopoldo Rodrigues.  

A OPCTJ agradece aos membros José Carlos Moura e José Aleixo e aos parceiros desta iniciativa, nomeadamente, à Câmara Municipal de Castelo Branco.

Visitar Castelo Branco.

Notícias relacionadas:

Jornadas Templárias, 25 maio 2024

Compartilhe