Comemorações Foral de Pedro Alvito e Jornadas Templárias, Castelo Branco

Os Templários regressaram a uma sede da antiga Cavalaria da Ordem medieval, Castelo Branco.

A Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, em parceria com a Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e a OPCTJ promovem, no dia 4 outubro de 2025, as Comemorações do Foral de Pedro Alvito e as Jornadas Templárias de Castelo Branco, no centro histórico e no Castelo Templário de Castelo Branco.

As Comemorações visam homenagear o Mestre Pedro Alvito, Mestre Templário dos 3 Reinos (Portugal, Castela e Leão), que concedeu o primeiro foral a Castelo Branco em 1214, e contribuir para a valorização da zona histórica da cidade. Proporciona-se ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais as origens da cidade e promover a sua história e património.

Do programa destaca-se a visita à zona histórica da cidade e à Igreja de Santa Maria do Castelo, recentemente restaurada, as Jornadas Templárias, o Capítulo Local da Comenda das Idanhas da OPCTJ e a Ceia Medieval.

A animação durante o evento ficará a cargo dos grupos de Espadas de Santa Maria da Feira e Santa Maria do Castelo, os Flamma Luna e os Troto Saltarello.

Os interessados em participar na Ceia medieval deverão realizar a sua inscrição (obrigatória) até ao dia 30 de setembro, podendo fazê-lo através do respetivo formulário.

 

PROGRAMA

 

Ainda em setembro, nos dias 26 a 28, regressa o evento “Castelo Branco – Terras Templárias”, organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, em parceria com a Junta de Freguesia de Castelo Branco, a Albigec – Empresa de Gestão de Equipamentos Culturais, Desportivos e de Lazer, os Serviços Municipalizados de Castelo Branco, a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) e a Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e do Património.
Com entrada livre, a iniciativa tem como principais objetivos: preservar a identidade histórica e memórias do concelho de Castelo Branco; proteger os costumes, as histórias e as tradições na perspetiva pedagógica de passagem às gerações vindouras; identificar e promover os produtos oriundos deste território (gastronómicos, artesanato e outros de produção local); incentivar o turismo e divulgar do património local.
O programa inclui uma feira medieval, animação itinerante, espetáculo de espadas, assalto ao castelo, exposição templária, mercado de artesãos, cortejos e restauração. Templários ou árabes, damas e donzelas, cavalheiros, malabaristas, engolidores de fogo e outras personagens históricas vão percorrer as ruas do casco histórico de Castelo Branco, num fim-de-semana de muita animação.

 

Artigos relacionados

OPCTJ nas “Jornadas Templárias”, Castelo Branco
Comemorações do Foral Templário de Castelo Branco

 

 

Compartilhe