Comenda de Santarém doa e é recebida no Lar de Santo António

No passado dia 19 de setembro de 2024, pelas 10H30, realizou-se o XI Capítulo Local da Comenda de Santarém, da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova. Além dos elementos da Comenda e de convidados, estiveram presentes o Grande Comendador e outros Membros do Magistério, o Prior do Priorado do Oeste e Transtagano, bem como representantes das Comendas de São João Baptista (Tomar), Santo Estevão de Pussos (Alvaiázere), Santa Maria de Sintra e Dornes.

A Igreja de Santa Maria da Alcáçova terá sido fundada em 1154, segundo a inscrição colocada sobre a porta principal, por iniciativa do Mestre Templário Hugo Martins e tido por construtor o frade Pedro Arnaldo, Comendador de Santarém. A construção ocorreu após a conquista de Santarém aos Mouros em 1147. Foi ainda capela do primeiro Paço Real de Santarém. Uma tela na capela-mor, de Cyrillo Machado (século XIX), mostra D. Afonso Henriques a entregar o Eclesiástico de Santarém ao procurador dos Templários, como recompensa pela participação da Ordem na conquista de Santarém.

No âmbito do trabalho social que a Comenda tem vindo a desenvolver, realizou-se uma atividade, em que foram doados valores monetários, roupa e bancos elevatórios para transporte de crianças em automóvel, recolhidos pelos irmãos. A entidade beneficiária foi o Lar de Santo António, instituição particular de solidariedade social da cidade de Santarém, que tem como missão acolher crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos, que careçam de enquadramento residencial para lhes garantir a socialização inerente à fase de desenvolvimento e a construção de um projeto de vida adequado. Em gesto de agradecimento, esta instituição ofertou um almoço repleto de fraternidade onde as crianças e jovens puderam conhecer e socializar com os Irmãos da Comenda.

Após o almoço, seguiu-se uma visita à Real Irmandade do Santíssimo Milagre. Também conhecida como Igreja de Santo Estêvão, situa-se no centro histórico de Santarém. Este templo, fundado no século XIII, adquiriu a sua forma atual, maioritariamente renascentista, no século XVI, em resultado da destruição provocada por um sismo. A igreja passou a ser designada pela denominação atual após a ocorrência do Santíssimo Milagre, em 1266, na paróquia que então a tinha como sede. Desde então, a relíquia do Milagre, objeto de grande veneração popular, permanece aqui guardada. A igreja é Monumento Nacional desde 1917.

António Caetano – Comendador em Regime de Substituição, Comenda de Santarém

 

Compartilhe