No dia 18 de abril, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O DIMS foi estabelecido em 1982, pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), a que se seguiu a adoção da iniciativa pela UNESCO durante a sua 22ª Conferência Geral. Em cada ano, o ICOMOS define um tema para o desenvolvimento de atividades a serem organizadas pelos seus membros, parceiros e pelos que desejem participar na comemoração. Este ano, a iniciativa irá desenvolver-se sob o tema “Património em Mudança”, sendo enaltecida a preocupação pela “emergência climática”.
Em Portugal, as atividades decorrem na terça-feira e no domingo seguinte, dia 23, ascendem já a cerca de três centenas, na sua maioria a visitas guiadas e temáticas. Na próxima terça-feira, a entrada é gratuita em 25 museus, monumentos e palácios. Veja o programa da DGPC aqui.
A OPCTJ celebra a história templária, a divulgar e valorizar o património material e imaterial, cumprindo o objeto que a descreve, nos seus Estatutos, enquanto Associação Civil:
“A OPCTJ tem por objeto a preservação e a emulação dos ideais históricos da antiga cavalaria do Templo de Jerusalém, a preservação das suas tradições e do seu património, incluindo a instituição, e a manutenção de acervos históricos, museus, bibliotecas e repositórios de trabalhos artísticos ou objetos de interesse histórico, a promoção e o patrocínio de atividades e de projetos que reforcem o espírito e a moral da humanidade de acordo com o primeiro grande princípio representado pelo mote Non nobis, Domine, non nobis sed nomini Tuo da gloriam, e o encorajamento e a promoção de ações humanitárias e de solidariedade em geral.”
Viaje connosco pela história Templária!
Fontes: Lusa, DGPC