III Convenção OPCTJ realizou-se em Tomar

OPCTJ Tomar Convento Cristo covenção

Nos passados dias 27 a 29 de outubro de 2023, decorreu a III Convenção anual da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ. O encontro nacional teve lugar no Hotel dos Templários ****, em Tomar.

Durante todo o programa, contámos com a presença de Tom Melling, “Membro de Honra” – Membro da OPCTJ, também Deputy Grand Prior do Grande Priorado do Reino Unido (GPUK), Comendador da Comenda Militar de St. James the Greater e membro do Grande Priorado da NATO (GPNATO).  

Os trabalhos tiveram início na sexta-feira, com um jantar de acolhimento, que contou com a presença dos membros do Grande Conselho Magistral.

No dia seguinte, decorreram os seminários relacionados com a temática templária, mas também com a sustentabilidade ambiental, com vista à transferência de conhecimento e trabalho colaborativo em rede:

+ Francisco Carriço | OPCTJ | “A Ordem do Templo e a Nação”
+ Miguel Reis Silva | AGEO – Associação Geoparque Oeste | “Os Geoparques Mundiais da UNESCO: Territórios de valorização e promoção do património”
+ José Medeiros | Professor, Investigador | “O Templo na Península é único”
+ José Manuel Anes | Antropólogo, GM OPCTJ | “Templarismo e Neotemplarismo”

Após o almoço, decorreu o Capítulo Geral, que contou com duas centenas de participantes. No seu encerramento, a OPCTJ foi honrada com uma lembrança, um a gravura da Temple Church de Londres na sua traça original, gentilmente ofertada pelo Irmão Tom Melling. De seguida, o programa prosseguiu com um animado Jantar Conventual no Refeitório do Convento de Cristo, com animação e recreação histórica, acompanhados da degustação de uma refeição medieval.

No dia seguinte, foi a vez das Comendas Templárias da OPCTJ apresentarem o trabalho que foram realizando ao longo do ano. Cada uma das 15 Comendas teve a oportunidade de partilhar com as restantes o seu caminho, nomeadamente nos âmbitos da ação social, bem-estar e saúde, cultura, educação, investigação e valorização do património material e imaterial, turismo e desenvolvimento, e parcerias estabelecidas para o alcance dos objetivos – seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, conforme as linhas de ação gerais da OPCTJ, previamente aprovadas em Assembleia Geral. Estas apresentações visam incentivar a visitação inter Comendas, por se considerar que todos temos a aprender uns com os outros as boas práticas, e que as boas ideias geradas em qualquer Comenda estão ao serviço de todas as outras, para o bem da OPCTJ e de todos a associação serve. 

Depois do almoço harmonioso de encerramento do evento, decorreu uma visita guiada ao Convento de Cristo – UNESCO, conduzida pela técnica de conservação restauro Elisabete Gameiro, numa viagem pela intervenção de Conservação e Restauro na Nave Manuelina e a Charola Templária, aos níveis interior e exterior (fachadas e coberturas).  

Veja ou reveja os momentos clicando na imagem

Compartilhe