Lançamento do livro “Turismo em 50 Anos de Democracia”

No próximo dia 16 de dezembro, a OPCTJ terá a honra de estar presente no lançamento do livro “Turismo em 50 Anos de Democracia”. O evento terá início às 18H30, na Sociedade de Geografia de Lisboa, sita na Rua das Portas de Santo Antão, n. 100, Lisboa.

António Abrantes organizou e coordenou um livro do qual constam 50 textos, de 50 autores de renome no setor, para um período de 50 anos da nossa Democracia. O livro tem, também, a chancela da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.
A iniciativa contará com a presença do Senhor Secretário de Estado do Turismo Pedro Machado.

O Turismo é uma das linhas de trabalho em que a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ opera, em prol da promoção e valorização dos territórios e seus produtos endógenos, como alavanca para o desenvolvimento socioeconómico sustentável e coesão social e territorial. Adicionalmente, a democracia é um dos valores fundamentais da sociedade, a qual, na sua missão, a OPCTJ serve.

Pré-visualização do livro

Convidamo-lo a juntar-se a nós.

 

António Abrantes

Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, no ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (1975-1980), e deu início à sua actividade no turismo na ENATUR, E.P. – Empresa Nacional de Turismo (1980-1985).
Foi Assessor e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Turismo dos VII e VIII Governos Constitucionais (1985-1990) e Auditor de Defesa Nacional, no Instituto de Defesa Nacional (1989).
Volta à vida empresarial, na ESTA – Gestão de Hotéis, S.A. (1990-1996), altura em que inicia a sua vida académica como professor de turismo, actividade que mantém.
Foi Coordenador da Estrutura de Apoio Técnico ao Gestor da Medida 3 – Formação dos Profissionais do Turismo no QCA II (1997-1998), de onde sai para Secretário-Geral da CTP – Confederação do Turismo Português (1998-2007).
Coordenador da Equipa Técnica da AMVC – Associação de Municípios do Vale do Côa (2008-2010) tendo sido responsável pela concepção e plano de acção da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE, para o desenvolvimento do Turismo e Património do Vale do Côa (Património Mundial da Humanidade da UNESCO).
Obtém o grau de Mestre em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas (2012) e o título de Especialista em Turismo e Lazer (2013), em provas públicas, passando a integrar a administração de várias empresas turísticas (2014-2016).
Volta à actividade associativa como Secretário-Geral da Confederação do Turismo de Portugal (2015-2024), tendo integrado o CES – Conselho Económico e Social, o CSE – Conselho Superior de Estatística e as Comissões de Acompanhamento dos Programas Operacionais do Algarve e do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
Leciona em cursos superiores de turismo, nas áreas da economia do turismo, política do turismo e legislação turística, na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo.
Tem livros publicados na área do turismo e é articulista em matérias do Turismo em órgãos de comunicação social, genéricos e da especialidade.

 

Compartilhe