No dia 15 de setembro de 2024, decorreu o III Capítulo Local da Comenda Templária da Lourinhã.
O Capítulo teve lugar no Convento de Santo António da Lourinhã. Juntaram-se à Comenda anfitriã as Comendas Templárias de Guimarães, Santa Maria de Sintra, Braga-FontArcada, Monsaraz e Dornes.
Os membros da Comenda e das Comendas que a visitaram, bem como os convidados, tiveram a oportunidade de ouvir uma apresentação sobre o Geoparque Oeste, Geoparque Mundial da UNESCO em Portugal, pelo Senhor Coordenador Executivo Miguel Reis Silva. Relembramos que o Orador foi Palestrante Convidado na III Convenção (nacional) da OPCTJ, em 2023, realizada em Tomar. Os geoparques são definidos pela UNESCO como “territórios onde lugares e paisagens de relevância internacional são geridos no sentido integrado da sua proteção, educação e desenvolvimento sustentável”. O Oeste possui 93 sítios de interesse geológico, museus e centros de interpretação ou outros.
O almoço de confraternização teve lugar no restaurante Dom Sebastião, para degustação de cozinha caseira, a que se seguiu uma visita guiada à Adega Cooperativa da Lourinhã.
A Adega Cooperativa da Lourinhã produz unicamente aguardente vínica DOC (Denominação de Origem Controlada). Foi proporcionada a todos os presentes uma visita guiada pela Técnica Nádia Santos, em que foi possível conhecer a sua história e as práticas, vinificação, destilação, envelhecimento, ou ainda as características dos resultados de estágios nas diferentes madeiras. Por fim, realizou-se a prova, atendendo aos aromas concedidos por frutos secos e chocolate. A nível local, outras experiências podem ser vividas na Adega D’Arroncha.
Ao longo do dia, a OPCTJ contou com a gentil presença de várias personalidades. Foram elas a Engª Ana Tabarra Santo, Grã-Mestre da Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, o Senhor Padre Ricardo Franco, o Senhor Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã José Tomé e o Senhor Vereador do Turismo, entre outros pelouros, e Presidente do Geoparque Oeste João Serra.
A OPCTJ e o Município da Lourinhã possuem um protocolo de cooperação, que visa a investigação histórico-científica sobre a presença templária na região, desenvolvimento de conteúdos e iniciativas, bem como a divulgação e promoção do território e seus produtos endógenos.
Com uma vasta oferta a ser vivenciada ou visitada pelo viajante, desde a gastronomia e vinhos, sol e mar, natureza e seus trilhos, património edificado, à museologia e parques temáticos que estimulam o imaginário de “miúdos e graúdos”, numa história que conta com milhares de anos, é difícil destacar sítios de visitação. No entanto, em contexto templário, poder-se-á referir a Igreja de Santa Maria do Castelo.

A Lourinhã destaca-se na arte do bem-receber e será a localidade que irá acolher a reunião presencial anual de Comendadores, agendada para janeiro. O encontro terá um programa cultural e gastronómico associado, para que os membros possam disfrutar de experiências que o concelho tem para oferecer e surpreender!
Visitar a Lourinhã e o Geoparque Oeste, Geoparque Mundial da UNESCO.
Notícias relacionadas:
OPCTJ-MOT e CITCEM-FLUP visitam o património templário da Lourinhã