Magusto Templário em Vinhais, celebração do Outono

Vinhais, no Nordeste Transmontano, terra do fumeiro, dos diabos e de tradições ímpares, acolheu o IX Capítulo da Comenda Templária de São Pedro de Macedo de Cavaleiros.
O Capítulo Local decorreu em harmonia e empenho dos seus membros. O plano de trabalhos incluiu a apresentação de um trabalho, a admissão de novos membros e a apresentação do plano de atividades para o ano de 2026, entre outros assuntos relevantes.
Seguiu-se um almoço de convívio que refletiu a união e missão Templária, tendo a gastronomia de excelência como um ponto alto. Os sabores transmontanos marcaram a mesa do início ao fim, desde o presunto Bísaro fatiado na hora às autênticas alheiras, da truta de escabeche à antiga ao cuscuz com butelo de Vinhais. E então chegaram as castanhas, as famosas castanhas de Vinhais, assadas lentamente, libertando o aroma do outono, acompanhadas pela tradicional jeropiga que aqueceu o corpo e a alma.
O Magusto em Vinhais não foi apenas uma refeição, mas uma verdadeira celebração do outono, da cultura e dos valores Templários, encerrando um ano Templário que ficará na memória de todos os presentes.

Luísa Pires – Comendadora da Comenda de S. Pedro – Macedo de Cavaleiros

 

Notícias relacionadas, património e tradições de Vinhais

OPCTJ em Vinhais

“Dias Templários” em Vinhais 

 

 

Compartilhe