OPCTJ assina protocolo de cooperação com C.M. V.N. Barquinha

“O Município de Vila Nova da Barquinha assinou um protocolo de cooperação com a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, após aprovação em reunião do executivo municipal realizada no passado dia 14 de janeiro.
O acordo foi formalizado pelo Presidente da Câmara Municipal, Manuel José Coimbra Mourato, e pelo Presidente da Direção/Magistério da OPCTJ, Nascimento Ferreira da Costa, estabelecendo uma parceria estratégica com vista à valorização histórica, cultural e turística do território, em particular no âmbito da herança templária existente no concelho, para que seja reconhecido com um centro de referência nacional e internacional da “pegada templária”.

O protocolo prevê a colaboração entre as duas entidades no desenvolvimento de projetos de investigação histórico-científica, produção de conteúdos informativos, promoção cultural e turística, bem como na dinamização de iniciativas ligadas ao património templário, à formação, à ação social e à solidariedade. O documento prevê ainda a realização de eventos, ações de formação e apoio técnico na elaboração de candidaturas a programas de financiamento na área da cultura e património.

A OPCTJ é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional e internacional, com cerca de 500 membros e presença organizada em várias regiões do país, incluindo Vila Nova da Barquinha, desenvolvendo atividade nas áreas social, cultural e turística, com destaque para projetos ligados ao turismo cultural e militar e à divulgação dos Templários.
Com esta parceria, o Município reforça a sua estratégia de afirmação de Vila Nova da Barquinha como polo de referência na temática templária, potenciando o património local, nomeadamente o Castelo de Almourol e o Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA), e promovendo novas oportunidades de desenvolvimento cultural e dinamização turística.
Texto: Pérsio Basso
Fotos: João Baltazar”

Fonte: Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Segundo Capêlo (2008), Almourol terá sido Comenda da Ordem do Tempo, com castelo. Este castelo templário, situado em Vila Nova da Barquinha, terá sido reedificado sob o mestrado de D. Gualdim Pais, e mais tarde, em 1910, classificado como Monumento Nacional. Também Paula Pinto Costa, Joana Lencart e Mário Barroca (CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Espaço, Cultura e Memória» / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, parceiro da OPCTJ) referenciam Almourol como uma forte referência templária da nação. 

Visitar Vila Nova da Barquinha

PR1 No Rasto dos Templários

CITA – Centro de Interpretação Templário de Almourol

Castelo de Almourol

 

Compartilhe