OPCTJ em Vinhais

Vinhais Roberto Afonso OPCTJ templários

No dia 22 de abril, realizou-se o VI Capítulo da Comenda de Mogadouro – Penas Róias, em Vinhais, distrito de Bragança.  

Além da reunião, o programa incluiu várias visitas, guiadas pelos anfitriões Roberto Afonso, professor, escritor e estudioso nas áreas de História, Gastronomia e Etnografia da região, e Miguel Fernandes, Diretor do Parque Biológico de Vinhais. Foram essas visitas:  

  • Museu de Arte Sacra da Ordem III de São Francisco
  • Centro Histórico de Vinhais
  • Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho
  • Centro Interpretativo dos Diabos e da Morte de Vinhais

 

À visita ao Museu de Arte Sacra da Ordem III de São Francisco, seguiu-se o Capítulo Local, que decorreu na Igreja do Museu, de estilo barroco e datada do séc. XVIII.

Na Capital do Fumeiro, o almoço de confraternização decorreu no restaurante Paulu’s. Durante a refeição, foi possível degustar as iguarias tradicionais de Vinhais, nomeadamente a alheira e salpicão de porco bísaro (ambos IGP, Indicação Geográfica Protegida), chouriça de carne, presunto de porco bísaro, folar com o fumeiro local, cuscos e pudim de castanha. De notar que 80% da produção nacional de castanha ocorre em Vinhais/Bragança.

O programa prosseguiu segundo o programado, tendo o grupo, inclusivamente, subido à torre do castelo.  

No Centro Interpretativo dos Diabos e da Morte de Vinhais, os visitantes passaram do Inferno ao Purgatório e ao Céu, atentos às explicações sobre as tradições e costumes locais. Os rituais e as máscaras assumem um papel de relevo no património imaterial de Vinhais. O distrito integra ainda o Roteiro Épico da Estrada Nacional 103 (N103).

O dia terminou na Feira Medieval de Torre de Moncorvo, que contou com animação, em parte, sob a temática templária.  

Para disfrutar deste distinto programa em Vinhais, vivido em grande harmonia, juntaram-se à Comenda de Mogadouro – Penas Róias, membros das Comendas de São João Baptista (Tomar), Guimarães, Nossa Senhora da Serra do Pilar (Gaia) e Santo André (Mafra).

Durante todo o dia, a OPCTJ teve a honra de ser acompanhada pela gentil presença do Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vinhais Artur Marques. A OPCTJ agradece ao Município o apoio à realização do programa cultural.

 

O que visitar em Vinhais, Capital do Fumeiro? Saiba aqui

Roteiro Estrada Nacional 103 (N103): Roteiro Épico do Norte.

Compartilhe