OPCTJ-MOT e CITCEM-FLUP visitam o património templário da Lourinhã

opctj Lourinhã geoparque oeste templarios

A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ foi convidada a visitar alguns locais com eventuais vestígios Templários relevantes, na Lourinhã. Entre estes, destaca-se a visita à igreja de Santa Maria do Castelo, onde se conclui a passagem da Ordem dos Templários no território do aspiring Geoparque Oeste, uma vez que existem algumas marcas ainda bem presentes no local.

O encontro ocorreu nos passados dias 20 e 21 de julho, com a presença do Presidente da Direção OPCTJ Nascimento Costa, o Diretor do Museu Ordem dos Templários (MOT) Manuel Furtado Mendes e as historiadoras e investigadoras do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (CITCEM/FLUP), no âmbito da História Medieval, as Professoras Doutoras Paula Pinto Costa e Joana Lencart. Após as visitas, foi solicitado pela Câmara Municipal da Lourinhã a apresentação de uma proposta de investigação que resultará numa publicação sobre a presença da Ordem do Templo no local e região.

Já a 11 de fevereiro, o Grão-Mestre da OPCTJ José Manuel Anes e o Diretor do Museu da Ordem dos Templários (MOT) Manuel Furtado Mendes tinham participado como oradores convidados na primeira sessão do evento “ConversAndo”, realizada no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã, uma organização do aspiring Geoparque Oeste e parceiros Câmara Municipal da Lourinhã e Gazeta das Caldas. Esta conferência teve como tema “Por Terra de Templários”. As apresentações despertaram o interesse e envolvência participativa dos presentes que, encheram o auditório local mesmo pela manhã. Foi ainda abordada a presença dos templários no território português, o papel da OPCTJ na Sociedade atual, bem como a criação do Museu dos Templários (MOT) em Tomar, numa abordagem do tema a nível nacional e internacional.

Estes encontros constituíram o início de uma estreita colaboração, que proporcionará em breve algumas boas surpresas.

Manuel Furtado Mendes

Compartilhe