Os Templários regressaram a uma sede da antiga Cavalaria da Ordem medieval, Castelo Branco.
Encontro Científico
A Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ participou no evento organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
Para tal, contou com três oradores da associação, GM José Manuel Anes, José Carlos Moura e José Aleixo, que levaram, juntamente com outros oradores e convidados, as várias dezenas de pessoas a viajar da Época Medieval ao Templarismo dos dias hoje, numa missão adequada à atualidade, assente nos princípios inerentes ao bem-comum na sociedade.
Momentos do encontro:




A OPCTJ agradece o gentil convite endereçado pela Organização de “Jornadas Templárias”, para participar e contribuir para esta iniciativa cultural, na pessoa do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco Leopoldo Rodrigues.
Cultura e Património
Em Castelo Branco, nomeadamente na Biblioteca Dr. Jaime Lopes Dias, encontra-se disponível a 1ª edição do conceituado autor e referência na Ordem do Templo medieval em Portugal, José Manuel Capêlo, “Portugal Templário: Relação e sucessão dos seus Mestres [1124-1314]”
No campo da sensibilização, sustentabilidade e educação patrimonial, realçar que foi neste território que o notável Mestre Pedro Álvares de Alvito se destacou pelo seu admirável trabalho, não só em prol da comunidade, mas também pelos feitos na reconquista cristã, de que destaca a tomada do, então, inexpugnável castelo de Alcácer do Sal.
Para o Dia da Criança, a OPCTJ deixa a sugestão “Pedro Álvares de Alvito: O Mestre Templário que fundou Castelo Branco”, autoria José Carlos Moura, edição Município de Castelo Branco.
Espreite o vídeo destinado ao público infantil aqui.