Reunião das unidades territoriais da OPCTJ

unidades territoriais

No dia 7 de janeiro, realizou-se em Soure, a reunião de direção com as unidades territoriais que integram a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ. Estas unidades são as Comendas, distribuídas pelo território português com história templária, e que atuam localmente a nível turístico, cultural e da ação social.

A reunião teve lugar na Associação Empresarial de Soure – AESoure e contou com a presença dos Comendadores e de membros dos Conselhos Locais das 13 Comendas que constituem atualmente a OPCTJ. Os trabalhos focaram-se nos processos administrativos internos e no plano de atividades para 2023, previamente aprovado em Assembleia Geral.

Seguiu-se o almoço de confraternização no restaurante local O Típico, no qual contámos com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Soure Mário Jorge Nunes.

Nos dias 18 e 19 de março, voltaremos a Soure para mais uma iniciativa “Dias Templários”, que abrirá o ciclo de eventos de 2023. Nesse momento, será lançada a primeira edição do livro “A Ordem do Templo e a Ordem de Cristo na Obra de Pedro Álvares Seco no Século XVI”, da autoria da Doutora Joana Lencart, sob a chancela OPCTJ – Museu Ordem dos Templários (MOT) e Município de Soure, edição Zéfiro. Trata-se de uma obra original resultante do trabalho de Doutoramento e que será apresentado pela autora. A Doutora Joana Lencart é investigadora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»).

Compartilhe