Santarém recebe “Dias Templários”

santarém portas do sol

O Jardim Portas do Sol de Santarém recebeu, no dia 24 de Santarém, durante todo o dia, a edição dos “Dias Templários”, promovido pela Associação Ordem do Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ e pela Associação Thomar Honoris – ATH, com o apoio do Município de Santarém. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém, Nascimento Costa, Grande Comendador da OPCTJ e Marco Aurélio Constantino, Grande Chanceler da OPCTJ, participaram na cerimónia do hastear da Bandeira.

Ao longo do dia, o evento contou com vários momentos de animação e entretenimento, dinamizados pela Associação Thomar Honoris, com a recriação de um Acampamento Militar e atividades de esgrima histórica, arco e besta, mostra de ofícios e dança medieval.

À tarde, pelas 16h00, decorreu a iniciativa “À Conversa com…”, que contou com a participação de José Raimundo Noras, historiador, do Município de Santarém, Patrícia Silva, bióloga, da União de Freguesias de Casével e Vaqueiros e de José Manuel Anes, antropólogo. A moderação ficou a participação de Rui Barreiro, Secretário da Comenda Templária de Santarém, da OPCTJ.

Pelas 17h30, teve lugar a apresentação do Livro “O Rio que Lisboa bebeu”, de Mário Rui Silvestre.

Às 18h45 o Acampamento foi encerrado e teve lugar o Arriar da Bandeira, com a presença de oradores convidados.

Esta iniciativa teve como objetivo valorizar o Património e divulgar o Território, criando e reforçando as sinergias que há séculos ligam Santarém à história dos Templários.

Recompensados com generosas doações pelas façanhas militares, como a Tomada de Santarém aos Mouros, os Templários ficaram proprietários de vastos territórios, onde promoveram o povoamento e edificaram várias fortalezas.

Promover o legado histórico e o Património, criando uma marca e produto turístico, com ações de divulgação cultural, é preservar a história e a memória local.

Adaptado de: Município de Santarém

Reveja os momentos, clicando aqui.

Compartilhe