Nos passados dias 24-26 de outubro, a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ realizou a sua V Convenção anual, nacional, em Coimbra e em Soure, numa alusão à presença templária na região. As convenções têm por objetivo a realização de trabalho a nível interno e preparação do ano seguinte. A OPCTJ conta atualmente com mais de 400 membros das 18 comendas distribuídas pelo país templário, que constituem as unidades territoriais de trabalho autónomo e em colaboração com entidades públicas e privadas e associativas das suas áreas geográficas.
O programa incluiu a apresentação do livro infantil “O sonho de Gualdim”, da autoria de Graça Mestre, e o lançamento do primeiro volume de Cadernos Templários OPCTJ. Esta publicação reúne os contributos realizados pelos membros das Comendas que compõem a organização, enquadrados essencialmente, nesta edição, nas vertentes das reflexões, simbólica e espiritualidade, inerentes aos valores templários. O Capítulo Geral foi fortemente marcado pela amizade e fraternidade que une os membros da organização. O jantar de gala foi precedido pelo recital “No atrium de Carlos Paredes”. Álvaro Aroso e Hugo Filipe Aroso levaram a guitarra de Coimbra até ao Palácio de S. Marcos e congratularam-nos com um magnífico momento musical.
Do encontro, destacar também as apresentações das Comendas sobre o trabalho realizado ao logo do último ano, segundo as várias linhas de trabalho da OPCTJ. A convenção terminou com a XII Assembleia Geral, em que os planos de atividades e orçamento para o ano de 2026 foram aprovados por unanimidade.
A OPCTJ contou, nas suas refeições de confraternização, com as gentis presenças do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coimbra José Manuel Silva e sua esposa, e da Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal de Soure Teresa Pedrosa.
Agradecimentos aos Municípios de Coimbra e de Soure pelo apoio nesta Convenção.
Café Concerto, Convento de São Francisco, Coimbra
Palácio de S. Marcos, Universidade de Coimbra
Quinta Dona Maria, Soure








