A XI Assembleia Geral da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ decorreu em Penha Garcia, concelho Templário de Idanha-a-Nova.
O dia teve início com o Capítulo Local da Comenda de Idanhas, na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja história se cruza com a vontade do respeitado Sr. Padre João, que fora também devoto de S. Pedro de Alcântara. Este santo dá nome a um magnífico museu e tesouro localizado no Turismo de Penha Garcia. Estiveram presentes convidados provenientes de Espanha e membros e Comendadores de várias Comendas, como São João Baptista (Tomar), Soure, Santarém, Guimarães, Santa Maria de Sintra, Santo André (Mafra), Monsaraz, São Pedro (Macedo de Cavaleiros), Lourinhã, Dornes.

Penha Garcia Templária
Capela de N. Senhora da Guadalupe
Após um almoço fraterno, com enfoque nos produtos endógenos desta Bio Região (como, em destaque no dia, o azeite, o queijo, o javali, …), em grande partilha e alegria, decorreu a Integração dos novos Escudeiros na OPCTJ, também aberta a todos os membros da associação.
Na Assembleia Geral, foram apresentados o Relatório de Atividades e o Relatório de Contas relativos ao ano de 2024, e ainda foi proposto um voto de louvor e de aclamação à direção, todos aprovados por unanimidade.

Idanha-a-Nova associa-se a outros territórios templários da OPCTJ e assinou a adenda ao Protocolo da Rota dos Templários Portugal. Em Idanha-a-Nova, 11 Juntas de Freguesia ou Uniões de Freguesia constituem património material ou imaterial da Ordem do Templo Medieval. A assinatura teve lugar na BTL / Bolsa de Turismo de Portugal – Better Tourism Lisbon Travel Market, na passada quarta-feira, 12 de março. O trabalho da OPCTJ continua a desenvolver-se, em prol do benefício dos territórios e do bem-comum das comunidades, segundo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas – ODS).

Rota dos Templários Portugal, na BTL / Bolsa de Turismo de Portugal – Better Tourism Lisbon Travel Market



