A Comenda de Monsaraz da OPCTJ realizou o seu VIII Capítulo no Convento da Orada, em Monsaraz, no passado dia 1 de fevereiro de 2025. Presidido pelo Comendador recém-instalado, estiveram presentes cerca de 40 membros e convidados, tendo estado representadas as Comendas de Santarém, Lourinhã, Dornes.

O dia seguinte foi dedicado ao habitual programa cultural, desta vez com uma visita guiada pela vila medieval de Monsaraz, conduzida pelo arqueólogo José Rui Santos, Postulante da Comenda.

A visita iniciou-se com uma explicação sobre a ocupação humana do território ao longo da História até à vila de hoje, cuja imagem remonta há menos de uma centena de anos. Pela década de 40 do século passado, contou o guia, boa parte do edificado da vila encontrava-se em ruína. Alguns edifícios começaram a ser comprados por gente de fora, que os recuperou, utilizando a cor branca para a pintura das paredes exteriores. Até aí, assegurou, Monsaraz era uma vila branca, pois os edifícios estavam pintados de muitas cores.
O trajeto conduziu-nos depois pelas ruas da localidade, observámos a cisterna e o sistema de abastecimento de água construído na época medieval, e visitámos a Igreja Matriz de Monsaraz, reaberta na véspera depois de um profundo restauro, que se prolongou por cerca de cinco anos e incluiu a requalificação do edifício e a conservação e restauro de todos os objetos, altares, pinturas, adereços, entre outros.
O Castelo, a Casa da Inquisição e a antiga judiaria foram outros pontos de paragem antes do almoço, servido no restaurante Os Templários.
Nota ainda para o jantar de sábado, dia 1, no seguimento do VIII Capítulo, confecionado e servido no Convento da Orada por uma equipa dirigida pelo nosso Irmão Cavaleiro Jorge Reis (Liberato), que se fez acompanhar dois chefs de cozinha, um dos quais responsável pela formação de técnicos nesta área na Escola Profissional de Moura.

Luís Godinho – Comendador da Comenda Templária de Monsaraz
Visitar Monsaraz
Convento da Orada

Notícias Relacionadas
OPCTJ em Monsaraz
Comenda de Monsaraz


