No dia 14 de outubro de 2024, o Município da Lourinhã e a Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – OPCTJ assinaram um acordo de cooperação, que visa o reconhecimento do concelho da Lourinhã como um centro e uma referência a nível nacional e internacional da pegada Templária.

O Museu da Ordem dos Templários – MOT / OPCTJ, no âmbito da sua missão estratégica, irá diligenciar trabalhos de investigação histórico-científico e construção de conteúdos informativos o desenvolvimento de conteúdos/iniciativas/projetos que contribuam para que o concelho da Lourinhã seja reconhecido como um polo de referência na temática Templária. Contribuirá, assim, para a salvaguarda, valorização, gestão e promoção do património histórico nacional, designadamente do património templário, para o desenvolvimento do sentido de pertença das comunidades face à sua história local, regional e nacional.

A assinatura do acordo realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, entre o Senhor Presidente da Direção Nascimento Costa e Tesoureiro José Baptista, pela OPCTJ, e o Senhor Presidente da Câmara Municipal João Duarte de Carvalho. Estiveram ainda presentes os membros da OPCTJ Diretor do MOT Manuel Furtado Mendes e Secretária Geral Mafalda Nascimento, Comendador António Rosa, bem como, por parte do Município, os Senhores Vereadores José Tomé (pelouro de Recursos Humanos e Formação), João Serra (pelouro de Desenvolvimento Territorial) e António de Carvalho Santos (pelouro de Educação, Cultura).

No almoço de trabalho que se seguiu, ficou definido que a reunião de Comendadores presencial anual da OPCTJ terá lugar na Lourinhã, no dia 11 de janeiro, e que será agendada uma edição do evento “Dias Templários”, que irá divulgar a vasta oferta turística que o território possui, em resposta às diversas motivações do visitante, com destaque para os produtos sol e mar, história, cultura e gastronomia e vinhos.
Fonte: Município da Lourinhã


Notícias relacionadas:
OPCTJ-MOT e CITCEM-FLUP visitam o património templário da Lourinhã
III Convenção OPCTJ realizou-se em Tomar
Webinars Turismo Militar, património, inovação



